O detalhe invisível que pode derrubar sua segurança

⚡ De que adianta investir nas câmeras mais modernas do mercado se a fiação que as alimenta não segue os padrões de segurança?

Muitos acreditam que a instalação de um sistema de Câmeras, Alarmes ou Controle de Acesso termina na configuração do software. Mas a verdade é que o coração desses sistemas é a alimentação elétrica, e é aqui que a NBR 5410 se torna indispensável.

Ainda que a norma não detalhe o funcionamento interno de uma câmera, sensores de alarmes, leitores faciais, ela é a autoridade máxima sobre a infraestrutura que a sustenta (instalações de até 1000V em CA).

Ignorar a NBR 5410 em projetos de segurança é assumir riscos desnecessários, como:

• Instabilidade no sistema: Quedas de sinal e reinicializações constantes.

• Riscos de incêndio: Dimensionamento incorreto de condutores e proteções.

• Perda de garantia: Equipamentos danificados por surtos em redes fora da norma.

Garantir que os circuitos de alimentação sigam os critérios de proteção e aterramento da NBR 5410 não é “burocracia”, é garantir que o sistema de segurança realmente funcione quando for mais solicitado.

Segurança é um conceito sistêmico. Se a base (elétrica) falha, o topo (tecnologia) não se sustenta.

Com a Ultraseg, você conta com a experiência de quem entende de segurança eletrônica e traz a confiança de soluções que realmente funcionam. 

👉 Você costuma verificar a conformidade da infraestrutura elétrica antes de contratar a instalação de equipamentos de segurança eletrônica ?

Fonte: Linkedin

Compartilhe:

TAGS